Desfile Cívico marca festividade pelos 141 anos de Itapecerica da Serra

Por Assessoria de Imprensa – PMIS
Um grande espetáculo de cores, pesquisa, criatividade, esporte e emoção ocupou o centro de Itapecerica da Serra, dia 6 de maio, no Desfile Cívico em comemoração aos 141 anos de Emancipação Político-Administrativa da cidade.

Prefeito Jorge Costa no Desfile Cívico pelos 141 anos de Itapecerica da Serra (Neto – PMIS)

Desde a abertura às 9h, com a temática Brasil, um País que Agrega Culturas (em homenagem à Copa da Rússia), ao encerramento com as famílias da Romaria na Secretaria de Turismo, foram 65 apresentações em quase três horas de evento.

A abertura da festividade foi realizada pelo prefeito Jorge Costa, logo após apresentação do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar. “Quero saudar e agradecer a Secretaria de Educação pela organização do desfile, todos os secretários, vereadores e deputados que sempre me apoiam, os pais de alunos que desfilaram e demais público presente”, disse Jorge Costa.

Na sequência, a Guarda Civil Municipal (GCM), a Guarda Mirim, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria de Trânsito e Transportes desfilaram pela avenida XV de Novembro, cativando o público presente. Os comandos das GCMs de Barueri e Embu das Artes também marcaram presença para homenagear a cidade.

Em ano de Copa do Mundo, evento responsável pela união de tradições mundiais, Itapecerica da Serra enalteceu a contribuição cultural e esportiva do megaevento para o Mundo. Organizado pela Secretaria de Educação, o Desfile Cívico contou com a participação de 53 escolas, além das Secretarias de Cultura, Inclusão e Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer, Planejamento e Meio Ambiente, Segurança, Trânsito e Transporte, Turismo, Defesa Civil e Autarquia de Saúde.

Ao longo de todo o evento, as escolas foram muito ovacionadas e assim como as Secretarias arrancaram sorrisos de contemplação por parte das autoridades e população. Entre os destaques, as características marcantes de cada nação, alunos com domínio de bola que arrasaram nas embaixadinhas, a performance da Cultura que trabalhou o poder de recuperação do Ser através da arte, e muito mais.

População lotou a Avenida XV de Novenbro para ver o Desfile Tradicional de Aniversário (Neto – PMIS)

A primeira escola a desfilar, Arco Íris Centro, consagrou a terra do Tio Sam, Estados Unidos da América, através de figuras simbólicas e representativas, exemplos da Estátua da Liberdade e a indústria cinematográfica, ao som da música Thriller, de Michael Jackson. Já a Arco Iris Santa Julia entrou com seu time na avenida para representar o México, com figura da padroeira do país Nossa Senhora de Guadalupe e a imagem de Antônio Carbajal, que disputou cinco Copas do Mundo e se tornou um dos jogadores mais importantes do seu país entre 1950 e 1966.

Em sua maioria, cada duas escolas um país, cuidadosamente representado através de figuras, pontos turísticos, símbolos e craques do futebol, de fama internacional, exemplos dos jogadores Garrincha, Pelé, Ronaldo e Neymar (Brasil), Cristiano Ronaldo (Portugal), Zidane (França), e Messi (Argentina).

“O desfile foi sensacional, superou as expectativas da Secretaria e, pelos comentários, também agradou bastante a população. O evento foi muito alegre, caloroso e colorido. É um trabalho que viemos desenvolvendo desde o mês de março, com muitos altos e baixos, mas que valeu a pena só pela expressão das crianças que desfilaram e de seus pais orgulhosos”, comemorou a secretária municipal de Educação, Soráia Ribeiro.

Além do prefeito e da secretária de Educação, prestigiaram o Desfile Cívico os deputados Carlos Zarattini (federal), Analice Fernandes e Jorge Caruso (estaduais), prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, vereadores, secretários e demais autoridades de Itapecerica da Serra e municípios vizinhos.

Confira abaixo, e no show da galeria de imagens, as nações homenageadas por cada Escola Municipal:

Arco Íris Centro – Estados Unidos
Arco Íris Santa Júlia – México
Adalgisa Nunes Feijó e Acácia – Rússia
Pica Pau e Azaléia – Portugal
Amor Perfeito – Egito
Bem-Te-Vi e Emiliano Ferreira Domingues – Espanha
Brinco de Princesa e José Pereira de Borba – França
Profª Ondina Ribeiro Pedroso e Profª Lenice Lopes Simioni – Marrocos
São Leopoldo e Uirapuru – Croácia
Guadalupe e Argemiro Ferreira Domingues – Costa Rica
José dos Reis Salgado e Profª Anice Chaddad de Moraes – Suíça
Pingo de Ouro e Conjunto Habitacional e Residencial Paineiras – Bélgica
Manacá – Alemanha
Palmeira – Sérvia
Sempre-Viva – Nigéria
Cardeal e Prefeito Álvaro Rodrigues Pereira – Colômbia
João de Carvalho Casemiro e Araucária – Senegal
Pardal e Ipê – Polônia
Quero-Quero e Hans Schmidt – Inglaterra
Samambaia e Prof. Benedito Custódio Miranda – Japão
Profª Luiza Motoyoshi – Itália
Orquídea – Austrália
Alecrim e Profº Antonio Manoel Pedroso de Castro – Uruguai
Arara e Padre Belchior de Pontes – Arábia Saudita
Canário e Carmem Caetano de Oliveira – Irã
Corujinha e Prof. Edvard Rodrigues de Oliveira – Dinamarca
Izaltina Weishaupt Hengles e Scalamandré Sobrinho – Peru
Sabiá e Guilhermina Rodrigues de Moraes – Argentina
Jasmin – Islândia
Prof. Octacílio Martins – Suécia
Prof. Arthur Ricci de Camargo – Panamá
Hortênsia e Prefeito Elias Daher – Brasil

Confira os Albuns de fotos:

Album 1

Album 2

Album 3

Compartilhe esta notícia!