Lançamento do livro Abotoando o Universo III homenageia artistas embuenses

Alunos do MOSC fazem homenagem em VIDA a 159 artistas de Embu das Artes

Por Wilson Barbosa

Alunos escritores, professores e organizadores da E.E. Madre Odette de Souza Carvalho (MOSC) realizam nesta segunda-feira, 4 de dezembro, às 19 horas, no Centro Cultural Mestre Assis de Embu, o  lançamento do livro Abotoando o Universo III e a Exposição NO ALINHAVO DA ARTE.

Neste ano, os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio fazem uma homenagem em VIDA a 159 artistas da cidade de Embu das Artes, como forma de reconhecimento pelo trabalho artístico de cada um, algo inédito na história da cidade.

Os coordenadores do projeto, Professor de Filosofia, Ronaldo Adriano de Amorim e Professora de Literatura e Gramática, a artista Meire Lopes, acompanharam desde março de 2017 o trabalho dos alunos que entrevistaram cada artista homenageado, conhecendo sua obra, vida e arte, criando assim uma poesia sobre a história de cada um. A diretora Regina de Moraes Moura Pedrosa deu total apoio ao trabalho dos envolvidos.

De um simples trabalho de escola, o Projeto Abotoando o Universo cresceu chegou a sua terceira edição com grande louvor. Após sorteio feito pelos professores organizadores, os alunos se empenharam durante meses, visitando, conhecendo e entrevistando os 159 artistas embuenses escolhidos, os quais se sentiram muito honrados pela homenagem. “Nossa, eu jamais imaginaria que fossem lembrar de mim… estou muito feliz”, disse uma das artistas homenageadas, Cris Siqueira.

Alunos do MOSC lançam o III Livro Abotoando o Universo (Divulgação)

Entre as pessoas que acreditaram no projeto, estão o empresário Leo Novaes – que não mediu esforços para que o evento se concretizasse; o vereador Carlinhos do Embu – sempre apoiando os movimentos culturais na cidade, o empresário Horst Alfes — O Garimpo, outro amante da arte embuense; a empresa Sincoplastic Ind. e Com. de Plásticos LTDA que a cada dia também abraça a arte no município.

Vale ressaltar também o apoio de Dudu Antunes (Fotógrafo), Angelo Archibald Grenfell, Daniel Cássio, Maria Augusta, Agenor Lessa, Joilson Guespires, Z´Figueiredo, BilhartBar Café, Esfera Bar Café, Karel—Editora Alexa Cultural, Paulo Vicente, Rosana — Cantinho das Flores, a Secretaria de Cultura, através de Rosana Almeida e ao Prefeito Ney Santos.

Compartilhe esta notícia!